CURRICULUM VITAE

NOME COMPLETO
Luís Miguel Morgado da Costa e Castro
DATA DE NASCIMENTO
29 de Março de 1961
NATURALIDADE
Nampula | Moçambique
NACIONALIDADE
Portuguesa
PROFISSÃO
PRINCIPAL
Director Artístico | Actor | Produtor
SECUNDÁRIA

Professor | Formador
CARTEIRA PROFISSIONAL DE ACTOR
N° 87/01/323 | STE/FIA
LÍNGUAS
FLUÊNCIA ESCRITA E FALADA
Inglês | Francês | Italiano 
COMPREENSÃO ESCRITA E FALADA
Espanhol 
CARTA DE CONDUÇÃO 
Veículos Ligeiros 
MORADA 
Avenida da Índia Nº 168, 1400-207 Lisboa | Portugal
CONTACTOS 
Tm: 914 352 912 | Tel: 213 466 411 | E-mail: luiscastro@karnart.org

FORMAÇÃO ACADÉMICA:
CURSO DE LÍNGUA E CULTURA ITALIANAS | Istituto Italiano di Cultura in Portogallo | classificação final A/20 | 1988-1991.
LICENCIATURA EM MEDICINA VETERINÁRIA | Escola Superior de Medicina Veterinária da Universidade Técnica de Lisboa | classificação final 15 valores | 1979/1984.

FORMAÇÃO ARTÍSTICA: 
CURSOS
CANTO LÍRICO | Associação Cultural Primo Canto | Lisboa, 2002.
FORMAÇÃO DE ACTORES E PRODUÇÃO | The Actor's Centre | Londres, 1995/97.
FORMAÇÃO DE ACTORES | Escola Superior de Teatro e Cinema | Lisboa, 1986/87.
FORMAÇÃO DE ACTORES | Grupo de Teatro da Universidade Técnica | Lisboa, 1982/86.
BOLSAS DE INVESTIGAÇÃO
CRUZAMENTOS ENTRE ARTES PLÁSTICAS E PERFORMATIVAS NA TOSCÂNIA DO RENASCIMENTO | GDA - Gestão dos Direitos dos Artistas | Florença e Siena, Itália, Agosto/Setembro, 2009.
ESTÁGIOS E WORKSHOPS
A PAIXÃO NO TEATRO | Maria Helena Serôdio, Sebastiana Fadda, Mário Jorge Torres, Anabela Mendes, Frederico Lourenço, entre outros | Teatro N. D. Maria II, Lisboa, 2010.
VOZ E DICÇÃO | Maria do Rosário Coelho | Lisboa, 1988/94, 1997/8, 2000.
Master Class sobre O MÉTODO DO ACTOR'S STUDIO | Marcia Haufrecht | Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 1999.
AN INTRODUCTORY COURSE ON THE METHOD | Harold Finley | Actor's Centre, Londres, 1995.
ACTING FOR THE CAMERA | Richard Bramall | Actor's Centre, Londres, 1995.
LEE STRASBERG AND THE METHOD | Don Fellows | Actor's Centre, Londres, 1995.
SPEACH SURGERY | Caryll Ziegler | Actor's Centre, Londres, 1995.
PRIVATE SINGING | Bruce Webb | Actor's Centre, Londres, 1995.
ALEXANDER TECHNIQUE | Noel Kinsley | Actor's Centre, Londres, 1995.
CREATING VISUAL THEATRE | Lorna Marshall | City Lit, Londres, 1995.
CORPO E VOZ | Andrei Serban | Teatro Nacional D. Maria II, F. I. T., Lisboa, 1993.
FORMAÇÃO DE ACTORES | Polina Klimovistskaya | Fundação Calouste Gulbenkian / C. M. Oeiras 1991.
MÁSCARA | Filipe Crawford | Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 1988.
PANTOMIMA | Aldona Lieckel | Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 1988.
STANISLAVSKI/TCHEKOV | Arnold Lininhe | Sociedade Portuguesa de Autores, Lisboa, 1987.
MÍMICA | Yass Hakoshima | Teatro da Trindade, Lisboa, 1985.

TRABALHOS PROFISSIONAIS ARTÍSTICOS
FUNDADOR, em Maio de 2001, da "KARNART CRIAÇÃO E PRODUÇÃO DE OBJECTOS ARTÍSTICOS ASSOCIAÇÃO" | www.karnart.org 

TRABALHOS DE CONCEPÇÃO, CRIAÇÃO E DIRECÇÃO 
Com investigação centrada no PERFINST (PERFormance/INSTalação), conceito de espectáculo por si criado que cruza as Artes Performativas com as Artes Plásticas: 
AVANTI, COMMEDIA! | Produção KARNART. Co-Produção São Luiz Teatro Municipal / EGEAC Um espectáculo de PERFINST que decanta e resume a trilogia “Commedia”, criada a partir da obra de Dante Alighieri e apresentada no GCK, em co-produção com o S. Luiz T. M., ao longo do ano de 2016. Foi apresentado no Gabinete Curiosidades Karnart, entre 17 e 24 de Março, Lisboa 2018.
FOGO | Perfinst para cinco intérpretes inspirado no tema FOGO. Teatro Thalia, Janeiro 2017, co-produção Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
COMMEDIA.PARADISO | Perfinst para dois intérpretes inspirado numa das três partes da trilogia Divina Commedia de Dante Alighieri. GCK, Outubro 2016, co-produção S. Luiz Teatro Municipal.
COMMEDIA.PURGATORIO | Perfinst para três intérpretes inspirado numa das três partes da trilogia Divina Commedia de Dante Alighieri. GCK, Julho 2016, co-produção S. Luiz Teatro Municipal
COMMEDIA.INFERNO | Perfinst para dois intérpretes inspirado numa das três partes da trilogia Divina Commedia de Dante Alighieri. GCK, Março 2016, co-produção S. Luiz Teatro Municipal.
. HERMAPHRODITA | Projeto de VEL Z, para trés intérpretes Produção KARNART. Co-Produção MARIA MATOS TEATRO MUNICIPAL. Um espectáculo de PERFINST inspirado no poema inspirado no mito de Hermafrodito de Eugénio de Castro. Foi apresentado no Maria Matos Teatro Municipal, palco da sala principal entre 18 e 24 de Junho e no Gabinete Curiosidades Karnart, entre 7 e 30 de Setembro, Lisboa 2015.
A FARSA Perfinst para uma actriz baseado no romance homónimo de Raúl Brandão | Co-produção KT/TNDMII | Teatro Nacional D. Maria II, Sala Estúdio, Lisboa, Outubro 2014.
PETRÓLEO | Perfinst para quatro intérpretes baseado em “Petrolio” de Pier Paolo Pasolini | Gabinete Curiosidades Karnart, Av. da Índia 168, Lisboa, Julho 2014.
PERFINSMUSEUM | Perfinst para sete intérpretes a partir das noções de Laboratório/Museu de Ciência - considerado um dos 10 melhores espectáculos do ano de 2013 pelo semanário Expresso/Atual | Teatro Académico de Gil Vicente, 27 Fevereiro 2014; Armazém do Beco da Mitra 13, Rua do Açúcar, Poço do Bispo, Lisboa, Novembro/Dezembro 2013.
C. A. M. | CONCEITO ARQUIVO MUSEU | Perfinst-Manifesto para dezoito intérpretes - considerado um dos 10 melhores espectáculos do ano de 2012 pelo semanário Expresso/Atual | Armazém do Beco da Mitra 13, Rua do Açúcar, Poço do Bispo, Lisboa, Dezembro 2012
ILHAS | Perfinst para cinco intérpretes baseado em “As Ilhas Desconhecidas” de Raúl Brandão | Co-produção KT/Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura/Teatro Nacional São João/São Luiz Teatro Municipal | Festivais Gil Vicente, Centro Cultural Vila Flor (Guimarães), 15 e 16 Junho 2012; Mosteiro de São Bento da Vitória (Porto), Janeiro 2013; São Luiz Teatro Municipal (Lisboa), Fevereiro 2013.
O CONVENTO | Perfinst sobre a identidade cultural portuguesa baseado no Convento de Nossa Senhora do Desterro, em Monchique | Co-produção KT/Maria Matos Teatro Municipal | Teatro Maria Matos, Lisboa, Novembro 2010.
HUMUSARTE | Perfinst para duas actrizes baseado no perfinst HÚMUS, de Dezembro 2010 | Galeria Monumental, Lisboa, Julho e Agosto 2011.
FRIDA FRIDA Perfinst para dois actores baseado na vida e obra de Frida Kahlo | Galeria Monumental, Lisboa, Março a Maio 2011.
HÚMUS | Perfinst para seis performers baseado em “Húmus”, “A morte do palhaço” e “História dum palhaço” de Raúl Brandão | Co-produção KT/Artistas Unidos | Galeria Monumental, Lisboa, Dezembro 2010 | Prémio Autores SPA/RTP 2011 na categoria Melhor Trabalho Cenográfico | Menção Especial Associação Portuguesa de Críticos de Teatro 2011.
A TORRE DE LA DÉFENSE | Perfinst para seis actores baseado em “La tour de La Défense” de Copi | Fundação Culturgest, Lisboa, Setembro 2008.
A FRONTEIRA | espectáculo teatral para dois actores baseado em “La frontera” de Laila Ripoll | Espaço Karnart, Lisboa, Junho e Julho 2008.
VISÕES SOBRE CEMITÉRIO DE PIANOS | Perfinst para sete actores baseado na obra “Cemitério de Pianos” de José Luís Peixoto | Espaço Karnart, Lisboa, Outubro a Dezembro de 2007, e Maio e Junho 2008.
O HOMOSSEXUAL OU A DIFICULDADE EM EXPRIMIR-SE | espectáculo teatral para três actores baseado em “L’homosexuel ou la difficulté de s’exprimer” de Copi | Espaço Karnart, Lisboa, Setembro a Novembro 2007.
OPNI'S, OBJECTOS PERFORMATIVOS NÃO IDENTIFICADOS: O ESPAÇO, O ACTOR, A IMPROVISAÇÃO, O PASSADO, O FIM | cinco eventos de reflexão sobre a existência da estrutura KARNART C. P. O. A. A. | Espaço Karnart, Lisboa, Setembro a Novembro 2006.
A DIFICULDADE EM SE EXPRIMIR | espectáculo teatral para três actrizes baseado em “L’homosexuel ou la difficulté de s’exprimer” de Copi | Espaço Karnart, Lisboa, Dezembro 2005 / Janeiro 2006.
SATIROTIC | espectáculo de Perfinst para quatro actores baseado em poesia erótica e satírica portuguesa | Espaço Karnart, Lisboa, Dezembro 2005 / Janeiro 2006.
TRIFAMI | trilogia de espectáculos para reflexão sobre a temática das famílias paralelas | YERMA baseado na obra homónima de F. Garcia Lorca, Espaço Karnart, Abril; Cineteatro Avenida, Castelo Branco, Novembro | EQUÍVOCO, baseado em “Le Malentendu” de Albert Camus, Espaço Karnart, Junho | EQUERMA, fusão experimental dos dois anteriores, Sala Garrett do Teatro Nacional D. Maria II, Julho | Lisboa, 2005.
RESTITUS | espectáculo teatral de Perfinst para oito actores | Teatro Nacional D. Maria II, Lisboa, Dia Mundial do Teatro 2004.
TITUS | espectáculo teatral de Perfinst para sete actores baseado em “Titus Andronicus” de William Shakespeare | Espaço Karnart, Lisboa, Novembro 2003.
VELANDO POR PAZ E ARTE | Perfinst para um actor, em prol da paz e pela arte | EspaçoKarnart, Lisboa, 2003.
ANTÓNIO MARINHEIRO | espectáculo teatral de Perfinst para onze actores baseado no texto homónimo de Bernardo Santareno | Espaço Karnart, Lisboa 2002; Balleteatro / T. N. S. João, Porto, 2003.
LCVZ | Perfinst para três actores baseado em quadros do artista plástico Vel Z | Galeria ZDB, Lisboa, 2001.LOPANO | Perfinst para dois actores sobre a questão das alterações climáticas | Haia, Holanda 2000; Galeria ZDB, Lisboa, 2001.
PORTUCALIDADES | PORTUCALIDADES II | PORTUCALIDADES III | Perfinst sobre a identidade cultural portuguesa, criado a partir de pesquisas feitas em Azóia / Sesimbra, Caldas da Rainha, Fundão, Ovar, Paredes de Coura, Tavira e Viseu | Apresentações feitas em cada um dos locais, em Lisboa na Galeria ZDB, em Viseu no Teatro Viriato, e nas Caldas da Rainha na Associação Transforma | 2001/2.
SALVESAVE | Perfinst teatral para cinco actores sobre as cheias de Moçambique | Centro Cultural de Belém, Lisboa; Escola da Noite, Coimbra, 2000.
MOÇAMOR | trilogia de Perfinst teatral autobiográfica | MUR Galeria Monumental, Agosto | RAL Sala do Risco da C. M. L., Outubro | ELO Galeria ZDB, Dezembro | Lisboa, 1999.
ÁCIDO AZUL | espectáculo de teatro baseado em “Danny and the Deep Blue Sea” de John Patrick Shanley | tradução e direcção artística | Galeria ZDB, Lisboa, 1999.
PECADO | espectáculo teatral de Perfinst para nove actores e sete performers baseado em “O Pecado de João Agonia” de Bernardo Santareno | Centro Cultural de Belém, Lisboa, e Beja, 1998.   
I.NDA V.AMOS G.ARGAREJAR SANGUE | instalação para uma actriz | Galeria ZDB, Lisboa, 1998.
PAZ 29 | espectáculo teatral de Perfinst para nove actores | Rua da Paz nº 29, Lisboa, 1997.
MUTUALI | Perfinst para dez actores | "The Africa Centre", Covent Garden, Londres, 1996.
COMB | Perfinst para dez actores | Smith's Galleries (Covent Garden) e I. C. A., Londres 1996 | “Castro’s genial post-Pina Bausch snake pit”, Time Out, 21-28 Fev. 1996.
RECONSTRUÇÃO DE FEIRA MEDIEVAL | direcção de 240 pessoas | C. M. Porto, 1994.
MADALA | performance teatral para um actor e quatro personagens baseada em "Dina" de Luís Bernardo Honwana | F. Belas-Artes U. L., Lisboa, 1993.
PECADO | a partir de “O Pecado de João Agonia” de Bernardo Santareno | Projecto suspenso | Menção Honrosa no concurso Teatro na Década (Clube Português de Artes e Ideias) 1991.
. COM CRIANÇAS | na Escola Preparatória da Apelação | trabalhos teatrais: A DONZELA, O MARINHEIRO E O ESTUDANTE de F. G. Lorca, PASSAGEM E GRITOS e CONTO EM DEZOITO JOGADAS | Lisboa, 1990, 1991 e 1989.

TRABALHOS COMO ACTOR EM TEATRO:
PETRÓLEO | Perfinst para quatro intérpretes baseado em “Petrolio” de Pier Paolo Pasolini | personagens Carlo e Passolini | Gabinete Curiosidades Karnart, Av. da Índia 168, Lisboa, Julho 2014.
O TEATRO DAS COMPRAS | direcção Giacomo Scalisi | personagem Boneca Lília | Hospital de Bonecas, Lisboa, Junho 2010 e Junho 2011.
O HOMOSSEXUAL OU A DIFICULDADE EM EXPRIMIR-SE | de Copi, personagem Sr.ª Garbo | direcção Luís Castro | Espaço Karnart, Lisboa, Setembro a Novembro 2007.
OPNI'S, OBJECTOS PERFORMATIVOS NÃO IDENTIFICADOS: O ESPAÇO, O ACTOR, A IMPROVISAÇÃO, O PASSADO, O FIM | personagens Diabo, Actor, Marinheiro, Senhora, Morto | criação Luís Castro | Espaço Karnart, Lisboa, Setembro a Novembro 2006.
SATIROTIC, a partir de poesia erótica e satírica | criação Luís Castro | Espaço Karnart, Lisboa, 2006
TITUS, nos personagens Titus e Marcus do trabalho baseado no clássico de William Shakespeare “Titus Andronicus” | direcção Luís Castro/João Vaz | Espaço Karnart, Lisboa, 2003.
RAL | criação Luís Castro | Sala do Risco da C. M. L., Lisboa, 1999.
E NO INTERVALO FAZ-SE QUALQUER COISA | encenação José Wallenstein | Teatro da Cornucópia, Lisboa, 1998.
SÉTIMO CÉU de Caryl Churchill | encenação Fernanda Lapa | Teatro Villaret, Lisboa 1997; Teatro Carlos Alberto, Porto, 1998.
CRÓNICAS de António Lobo Antunes | encenação Mónica Calle | Centro Cultural de Belém, Lisboa, 1997.
JOGOS DE NOITE de Stig Dagerman | encenação Mónica Calle | Casa Conveniente, Lisboa 1994; Festival Intercity, Florença, Itália 1995.
MADALA de Luís Bernardo Honwana | criação Luís Castro | Cisterna da F. B. A. U. L., Lisboa, 1993.
INIMIGOS de Nigel Williams | encenação José Wallenstein | Clube Estefânia, Lisboa, 1990.
O IRMÃO de David Mourão Ferreira | encenação João d’Ávila | Casa da Comédia, Lisboa, 1989.
A RUA de Jim Cartwright | encenação João Lourenço | Teatro Aberto, Lisboa, 1988.
CHARCUTERIE FINE de F. L. Tilly | encenação Jean-Pierre Tailhade | Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 1987.
SANTA JOANA DOS MATADOUROS de Bertolt Brecht | FERNÃO, MENTES? de Fernão Mendes Pinto | UM DIA NA CAPITAL DO IMPÉRIO de Chiado | encenações de Hélder Costa | A Barraca, Lisboa, 1985.

TRABALHOS COMO ACTOR EM DANÇA-TEATRO:
ESCRAVO DOUTROS.II | sob propostas artísticas de Olga Roriz, Madalena Victorino, Cláudia Galhós, Filipa Francisco, Rafael Alvarez e da dupla Ana Borralho & João Galante | Galeria Monumental, Lisboa, Março e Maio a Julho 2010.
ESCRAVO DOUTROS | sob propostas artísticas de Amélia Bentes, Gil Mendo, Mark Deputter, Miguel Pereira, Sílvia Real e Vera Mantero | Espaço Karnart, Lisboa, Janeiro 2005.
POPEYE/CICLO BD "4 PORTAS PARA 6 HERÓIS" | de Luís Castro | Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, Maio 2000.
COM A MORTE ME ENGANAS | de Francisco Camacho | Teatro M. S. Luiz, Lisboa, 1994; Londres, 1995.
DE NOITE, UMA SAÍDA INESPERADA de Kafka | encenação G. B. Corsetti | Itália/Portugal, Encontros ACARTE, Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 1988.

TRABALHOS COMO ACTOR EM CINEMA:
LJUBAV | Curta-metragem de Casimir Nikodim (Filipa Almeida, Patrícia Rego e João Pedro Gomes) | Portugal 2009.
IGOR | Longa-metragem de animação de Anthony Leondis | Voz personagem Rei Malbert | Direcção de dobragem José Jorge Duarte | Lusomundo | Lisboa, 2008.  
SOMBRAS | Longa-metragem de João Trabulo | Portugal 2006.
XONOR | Curta-metragem de Paulo Abreu | Portugal 2002.
A JANGADA DE PEDRA | Longa-metragem de George Sluizer | Holanda / Portugal / Espanha 2001.
TOY DOLL | Curta-metragem de Richard Kemp | Inglaterra 1995.
DEAD FUNNY | Curta-metragem de Richard Kemp | Inglaterra 1995.
CORTE DE CABELO | Longa-metragem de Joaquim Sapinho | Portugal 1994/1995.
TRÊS MANEIRAS DIFERENTES DE CHEGAR A LADO NENHUM | Curta-metragem de José Abreu | Portugal 1991.
JOÃO | Curta-metragem de François Bovy | Suiça 1991.
O PROCESSO DO REI | L.M. de João Mário Grilo | Portugal 1988.

TRABALHOS COMO ACTOR EM TELEVISÃO:
LAÇOS DE SANGUE | Telenovela (vários episódios) | personagem Médico Legista | Realização Hugo Xavier | SPTelevisão/SIC, Portugal 2011.
VENENOSOS | Telefilme da série TEMPO FINAL | personagem Assaltante | Realização Leonel Vieira | STOPLINEfilms/RTP1, Portugal 2010.
LUA VERMELHA | Série juvenil (vários episódios) | personagem Vampiro Tatuador | Realização Hugo Xavier | SPTelevisão/SIC, Portugal 2009.
PERFEITO CORAÇÃO | Telenovela (um episódio) | personagem Falsificador | Realização Duarte Teixeira | SPTelevisão/SIC, Portugal 2009.
TU E EU de Manuel Arouca | Telenovela (vários episódios) | personagem Feliciano | Direcção Manuel Amaro da Costa | Fealmar/TVI, Portugal 2006.
FLORIBELLA de Patrícia Maldonado | Telenovela (um episódio) | personagem Vidente | Realização Iva Areias | TGSA/SIC, Portugal 2006.
FÚRIA DE VIVER de Helena Amaral | Série televisiva (vários episódios) | personagem César Calvão | Realização Lourenço Mello e Patrícia Sequeira | Endemol/SIC, Portugal 2002.
PARANOIA de Patrick Poubel | Telefilme | TF3, França 2000.
CAPITÃO ROBY de F. Moita Flores | Série televisiva (13º episódio) | Realização de Lourenço Mello | NBP/SIC, Portugal 1999.
POLÍCIAS À SOLTA de F. Heitor | Série televisiva (20º episódio) | Realização de Jorge Queiroga | SIC, Portugal 1998.
O PAI de August Strindberg | Teatro | Realização de Luís Filipe Costa | TV2, Portugal 1998.
A DUPLA VIDA DE DONA ERMELINDA de Aldo Lee | Documentário (Voz) | Londres, Paris e Lisboa, 1995 e 1996.
NICO D'OBRA de Nicolau Breyner | Série televisiva (58° episódio, Cabelo ao Vento) | NBP/RTP1, Portugal, 1994.
LE GRAND CIRQUE de Alain-Michel Blanc | Série televisiva | Animatógrafo/TF1, França 1994.
IDEIAS COM HISTÓRIA de Carlos Cruz e Hélder Costa | "Maquiavel" e "Tomás de Torquemada", 5° e 25° Episódios | TV2, Portugal 1993 e 1994.
O MENINO QUE NÃO QUERIA SER PEQUENO de José Abreu | Série televisiva infantil, protagonista dos dez episódios | TV2, Portugal 1992.
UMA OUTRA ORDEM de Luis Filipe Costa | Telefilme | RTP1, Portugal 1991.
L'ASSASSIN, S'IL VOUS PLAÍT? de Bernard Villiot | Telefilme | Animatógrafo/TF1, França 1989.
LE TUEUR DU ZODIAQUE de Bernard Villiot | Telefilme | Animatógrafo/TF1, França 1991.
PHOTO-ROMANS LISBONNENUIT de Françoise Huguier | Fotografia | França 1989.

TRABALHOS COMO ACTOR EM PROJECTOS DIGITAIS:
HISTÓRIA CLANDESTINA | direcção de Eunice Gonçalves Duarte, assessoria de Igor Stromajer | Lisboa, Outubro 2010.

TRABALHOS COMO ACTOR EM PUBLICIDADE:
GÉNIO para Saatchi & Saatchi Advertising | realização de Ramses Albiñana | Lisboa / Barcelona 1997.
BEL-HAIR para Young and Rubicam Cº | realização de Sérgio Henriques | Lisboa 1994 | Menção Honrosa no 42º Festival de Cinema Publicitário de Cannes 1995.

TRABALHOS COMO ACTOR EM RÁDIO:
SEARA DE VENTO | radionovela de Matos Maia, baseada em Manuel de Fonseca | direcção de Canto e Castro | Lisboa, 1988.

TRABALHOS COMO ACTOR EM LEITURA DE POESIA: 
autores portugueses 
POESIA ERÓTICA E SATÍRICA PORTUGUESA | organização Isabel Castanho Paes | Convento de Stº António, Tavira, 30 e 31 de Agosto de 2012.
POETRY SLAM | Poesia Erótica e Satírica Portuguesa | organização Alexandre Cortez Pinto | MusicBox, Lisboa, 27 de Maio de 2010.
A PALAVRA DO DIA | organização Gastão Cruz | EXPO 98, Lisboa 1998.
PALAVRAS, PALAVRAS, PALAVRAS | organização Nuno Artur Silva | Associação Portuguesa de Escritores, Lisboa 1993.
GENET OU O HOMEM QUEIMADO POR DENTRO de Al Berto | organização de Al Berto | Galeria S. Bento 34, Lisboa, 1992.
PALAVRAS PARA QUÊ? | organização N. A. Silva | Gal. S. Bento 34, Lisboa, 1992.
NOCTURNOS | organização Nuno Artur Silva | Jardim Botânico, Lisboa, 1990.

PALESTRAS, TRADUÇÕES E PUBLICAÇÕES: 
Conferência “O OBJECTO NO PERFINST” | Conferências Cadernos PAR - Pensar A Representação, 7ª Edição | Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, Instituto Politécnico de Leiria, 18 de Abril de 2012.
Palestra-performance “O BURRO MIRANDÊS” | O LUGAR DO ARTISTA – PERTENCER | Maria Matos Teatro Municipal, 22 de Novembro de 2011.
Revisão da tradução do original em espanhol da peça de teatro “LA FRONTERA” de Laila Ripoll, tradução Escola de Mulheres, Lisboa 2008.
Tradução do original em francês da peça de teatro “L’HOMOSEXUEL OU LA DIFFICULTÉ DE S’EXPRIMER” de Copi, Lisboa 2005 | publicada com o nº 40 na colecção Livrinhos de Teatro, edição Artistas Unidos - Livros Cotovia, em Novembro de 2009, com o título “Copi, O HOMOSSEXUAL OU A DIFICULDADE EM EXPRIMIR-SE e outros textos”.
Tradução do original em francês da peça de teatro “LE MALENTENDU” de Albert Camus, Lisboa 2005.
Revisão da tradução do original em espanhol da peça de teatro “YERMA” de Federico Garcia Lorca, traduzida por Júlio Martin, Lisboa 2005.
Publicação do artigo “DIÁRIOS DE VIAGEM” na revista ArtinSite, Outubro 2003.
Tradução do original em inglês da peça de teatro “DANNY AND THE DEEP BLUE SEA” de John Patrick Shanley, Lisboa 1999.

TRABALHOS COMO ORGANIZADOR E COMISSÁRIO:
OUSAR O PERFINST | evento de reflexão sobre o conceito de Perfinst e o passado, presente e futuro da estrutura KARNART | Co-produção KT, Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Teatro da Trindade – Fundação Inatel | Teatro da Trindade, Lisboa, 19 de Dezembro 2009.
JULIA BARDSLEY & ANDREW POPPY | Acolhimento aos espectáculos de performance-art e concerto TRANS-ACTSALMOST THE SAME e AND THE SHUFFLE OF THINGS | Espaço Karnart, Abril 2008.
INSTALAÇÃO de Constança Meira | Espaço Karnart, Lisboa 2007.
ARTISTAS CONTRA A GUERRA | exposição pluridisciplinar com Adriana Freire, Artur Amaro, Fernanda Fragateiro, Gila, João Cutileiro, João Fonte Santa, José Fragateiro, José Miguel Ribeiro, Luísa Ferreira, Margarida Lagarto, Maria Campos, Nuno Neves, Paulo Abreu, Pedro Sena Nunes, Rui Chafes, Vel Z, entre outros | Espaço Karnart, Lisboa 2003.

TRABALHOS COMO DOCENTE:
ESCOLA SUPERIOR DE DANÇA, Instituto Politécnico de Lisboa:
TEATRO II/PROJECTO III | LICENCIATURA EM DANÇA – 2º Ano | 2011/12.
TEATRO III/PROJECTO V | LICENCIATURA EM DANÇA – 3º Ano | 2011/12 e 2010/11.
ESCOLA SUPERIOR DE ARTES E DESIGN DAS CALDAS DA RAINHA, Instituto Politécnico de Leiria:
PROJECTO FINAL | MESTRADO EM TEATRO – 2º Ano | 2011/12.
PROJECTO TEATRAL II | LICENCIATURA EM TEATRO – 2º Ano | 2011/12 e 2010/11.
RESTART Instituto de Criatividade e Novas Tecnologias:
CORPO | CURSO DE INTERPRETAÇÃO PARA CINEMA E TELEVISÃO | 2011/12.
DESENVOLVIMENTO DRAMÁTICO | CURSO DE INTERPRETAÇÃO PARA CINEMA E TELEVISÃO | 2009/10, 2012/13, 2013/14.
ETIC, Escola Técnica de Imagem e Comunicação:
DIRECÇÃO DE ACTORES | CURSO DE REALIZAÇÃO | 2006/07, 2005/06, 2004/05.
UNIVERSIDADE DE ÉVORA, Departamento de Artes:
OFICINA DE EXPERIMENTAÇÃO TEATRAL | LICENCIATURA EM ESTUDOS TEATRAIS | 2001/02.
WORKSHOPS
PERFINST INTERVENTIVO E INICIAÇÃO TEATRAL |
ESPAÇO KARNART, 2003 | Galeria ZDB, 2001 e 2000 | CEM - Centro Em Movimento, 2000 e 1998.
ENSINO BÁSICO | Professor do 4º Grupo do Segundo Ciclo | região grande Lisboa | 1987 a 1993.

Translate